ATENAS: TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEO, EM PROL DO DESENVOLVIMENTO

Zeus deve estar sorrindo no seu Olimpo. O berço da civilização ocidental, da literatura, da loso a e da democracia passou a unir o tradicional e o contemporâneo, em prol do desenvolvimento. O

reconhecimento como Capital Europeia da Inovação em 2018 foi dado à cidade de Atenas (Grécia), colocando-a à frente de cidades da Dinamar- ca, Bélgica, França e Suécia, num prêmio que já teve vencedores como Amsterdã, em 2016, e Paris, em 2017.

Inicialmente, uma das ações que levou Atenas a receber o título foi a parceria com a cidade portuguesa de Lisboa, que se tornou referência mundial no setor. A irmandade entre as cidades é promotora de capital humano quali cado e reais oportunidades de mercado, pois ambas são balizadoras para inovação. Atenas se sobressai como um exemplo de que, investindo no setor de tecnologia e empreendedorismo, é possível alcançar e maximizar grandes oportunidades. Pela inovação, tem en- contrado uma nova forma de reduzir a situação de crise econômica e social que a Grécia vem passando nos últimos anos.

Essa é a prova de como o planejamento e a união de cronologias dicotômicas fomentam uma maior dinâmica urbano-regional que leva ao desenvolvimento. A cidade reconheceu a importância da inovação e que ela pode ajudar o ecossistema local a se abrir para o mundo. Al- gumas das inovações promovidas incluem: Comitê Digital, reunião de empresas e instituições de ensino para ofertar treinamentos para alfa- betização digital e tecnológica; Polis, revitalização de edifícios aban- donados, fornecendo pequenos subsídios para residentes, pequenas empresas, comunidades criativas e grupos da sociedade trazerem vida para todos os cantos da cidade (projetos semelhantes podem ser vistos no Porto Digital, em Recife, e no Hub Criativo do Beato, em Lisboa); Esta é Atenas, participação de voluntários para falar sobre a antiga e a atual cidade; e Curing the Limbo, integração dos refugiados e migrantes com residentes para aprender o idioma, desenvolver novas habilidades e encontrar emprego e oportunidades.

Essas atividades desenvolvidas por Atenas mostram a importância da integração dos setores público, privado e acadêmico. O prêmio ana- lisou como cidades podem usar a inovação e novas tecnologias para responder aos desa os sociais, empenhando-se para que as comunida- des locais tenham processos de criação e decisão e cientes e melhor qualidade de vida para os seus cidadãos.

Fonte: União Europeia/Web Summit 2018.

Douglas Feitosa

Coordenador da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem do Ceará. Presidente da CDL Jovem de Juazeiro do Norte. Secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte. Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais.

Coordenadores de CDLs Jovem definem agenda para 2020

SUCESSÃO E EMPRESAS FAMILIARES