6 maneiras de ganhar dinheiro com pequenos negócios

Com a economia se recuperando lentamente, o número de desempregados no Brasil não teve uma diminuição significativa em 2019. Por isso, muitas pessoas estão realizando trabalhos informais para ganhar dinheiro. Afinal, como ganhar dinheiro com pequenos negócios? Como apostar em meios de pagamento como máquinas de cartão de crédito?

De acordo com o IBGE, a taxa média de desemprego no Brasil foi de 11,9% em 2019. O índice terminou o ano em 11%, com uma queda no último trimestre, que geralmente acontece por conta das festividades de fim de ano. Outro dado que impressiona é a quantidade de brasileiros na informalidade, que já correspondem a 41,1% da população.

Para lhe ajudar a enfrentar um mercado tão complicado com concorrência acirrada, vamos lhe dar seis dicas de como ganhar dinheiro com pequenos negócios em 2020. Assim, você pode não só ter ideias criativas como também soluções para uma divulgação com pouco dinheiro e muitos resultados.

Confira as nossas dicas abaixo:

1. Ofereça combos de produtos e/ou serviços

Uma das maneiras de ganhar mais dinheiro com pequenos negócios é buscar a fidelização de clientes e o aumento do ticket médio de compra. E para isso, uma boa ideia é passar a comercializar combos de produtos e serviços oferecidos por você.

Dessa maneira, se você vende produtos de artesanato, por exemplo, você pode oferecer cursos no segmento e outros produtos semelhantes para fazer o seu combo. Assim, o cliente compra mais produtos, você aumenta o seu lucro e divulga mais o seu negócio em uma única venda.

Vender em combos é mais vantajoso do que vender um serviço/produto único. Isso aumenta o valor da compra. Para quem tem um pequeno negócio e ainda tem poucos clientes, fechar vendas com valor considerável é excelente para tornar o negócio rentável e estabilizado no mercado.

E outra, fazer combos não é tão difícil. Basta que você unifique ofertas de produtos e serviços que você já vende. Dessa forma, você não tem trabalho extra ou custos extras no seu negócio e vende mais e por preços mais elevados.

2. Aceite cartões de crédito e débito das principais bandeiras

Ter uma maquininha de cartão de crédito é essencial para vender mais, principalmente, quando se está começando. São poucas as pessoas que andam com dinheiro em espécie atualmente, elas utilizam mais os cartões para realizar suas compras.

Por isso, aceitar cartões é fundamental para não perder vendas. E isso vale para qualquer segmento de negócio e independe do valor da venda. Mesmo que o valor de venda seja baixo e você ainda perca o valor da taxa da operadora do cartão, vale mais a pena realizar a venda do que ver o cliente comprar em um concorrente.

3. Faça parcerias para ganhar dinheiro

Uma das maneiras de divulgar o seu pequeno negócio é fazer parcerias com negócios que agreguem valor. Digamos que você venda hambúrgueres em um food truck em uma praça, você pode fechar parcerias com outro food truck de sorvetes, fazendo promoções e dando descontos para os clientes.

Dessa maneira, você pode ter acesso a uma fatia dos clientes do seu parceiro e vice-versa. Ambos os negócios tendem a crescer juntos. E afinal, a parceria fará com que as pessoas comprem mais nos dois negócios, sem se sentirem obrigadas a escolher entre os produtos que cada um vende.

Boas parcerias estratégicas tendem a render um bom retorno financeiro e, principalmente, retorno em divulgação. Ao fechar com as parcerias certas, você consegue ampliar o alcance da sua audiência sem ter custos.

4. Programe promoções e campanhas

Um bom empreendedor está sempre preparado. Por isso, programe campanhas e promoções para cada mês, dando atenção a datas comemorativas e períodos sazonais. Com isso, você pode se antecipar e realizar boas campanhas em períodos de alta nas vendas como o Natal, o Dia dos Namorados e o Dia das Mães, por exemplo.

E você também pode programar promoções vantajosas, principalmente, em períodos de baixa nas vendas. Assim, você evita que seus produtos encalhem e que seu rendimento tenha uma queda brusca em alguns meses do ano.

5. Ofereça desconto exclusivo na 1° compra do cliente

Para fidelizar o cliente, ofereça um desconto exclusivo na 1ª compra. Isso chamará a atenção do consumidor e pode garantir que ele volte a comprar com o seu negócio. Além de qualidade e bom atendimento, o cliente gosta de bom preço e desconto! Então, aposte nisso para fechar a 1° venda com ele e fazer com que ele volta a comprar do seu negócio.

6. Faça parte de marketplaces

Se você quer oferecer seus produtos para um público maior sem ter que investir em mídia paga, invista em marketplaces. Os marketplaces são sites de grandes empresas de varejo e lojas de departamento que aumentam o seu leque de produtos através da afiliação com pequenos negócios.

Assim, seus produtos podem aparecer para um público grande dentro do site do marketplace. Isso possibilita fechar novas vendas, mesmo que a pessoa não conheça a sua marca. Com isso, você pode ter uma nova maneira de ganhar dinheiro com o seu pequeno negócio.

Ler Anterior

Como os bancos e soluções financeiras estão inovando

Ler o Próximo

CDL Jovem realiza live solidária no próximo sábado

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *