10 documentários e filmes para empreendedores sobre Saúde Mental

Texto enviado por Guia da Alma, uma Plataforma de Terapias Holísticas que oferece agendamento online com terapeutas certificados

Muito além dos números e sucesso, quem está por trás de grandes negócios, são grandes empreendedores e empreendedoras! E a história deles merece ser conhecida 🙂

Nesta lista, você vai encontrar documentários e filmes para empreendedores que são grandes inspirações sobre resiliência, inteligência emocional, saúde mental e desenvolvimento humano. Vamos lá?

Trago primeiramente filmes sobre empreendedores com histórias reais para você se inspirar!

Filmes para empreendedores

À procura da felicidade

Este premiado filme americano de 2006, dirigido por Gabriele Muccino, é uma aula de resiliência. É inspirado em fatos reais do livro The Pursuit of Happyness de Chris Gardner.

Christopher (Will Smith) é pai solteiro e precisa cuidar de seu filho de 5 anos, quando decide buscar um emprego melhor.

Ele consegue uma grande oportunidade de estágio na bolsa de valores, porém não é remunerado e terá que esperar até o fim do estágio para ver se consegue ser contratado.

Enquanto isso, pai e filho enfrentam uma série de problemas financeiros e acabam sendo despejados. Passam a dormir em abrigos e refúgios, mantendo a esperança de que dias melhores virão!

2. Joy: o nome do sucesso

Filme baseado na história da empreendedora e inventora americana, Joy Mangano. Estreou em 2015 e é dirigido por David O. Russell.

Joy (Jennifer Lawrence) é uma mãe divorciada, com dois filhos e leva uma vida pessoal e familiar bem complicada.

Criativa desde criança, Joy inventa um esfregão de limpeza milagroso que se transforma em fenômeno de vendas e faz dela uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.

Mas o caminho para chegar até a fama é bastante tortuoso, e Joy precisa de muita coragem, autoconfiança e força pessoal!

3. O Homem Que Mudou o Jogo

Filme americano de 2011, dirigido por Bennett Miller. É baseado no livro Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game, de Michael Lewis.

Conta a história real de Billy Beane (Brad Pitt), dirigente do time de beisebol do Oakland Athletics.

Em 2002, Billy tem poucos recursos financeiros para formar um time campeão e precisa pensar diferente.

Então ele e seu assistente Peter (Jonah Hill) iniciam uma análise estatística de jogadores mais baratos, para criar um time competitivo. Através de uma nova perspectiva, incentivo e coragem, eles vão “mudar o jogo”.

4. Erin Brockovich – Uma mulher de talento

Premiado filme de 2000, dirigido por Steven Soderbergh, que conta a história real de Erin Brockovich.

Erin (Julia Roberts) é mãe de três filhos, divorciada, desempregada e com dívidas a pagar. Sem alternativas, ela pede para seu advogado Ed Masry (Albert Finney) uma oportunidade de trabalho .

Por não ter nenhum conhecimento técnico e estar fora dos “padrões de roupas e vocabulário” empresariais, Erin é descredibilizada. Mas, mesmo assim, ela enfrenta o preconceito com muita determinação e força de vontade.

Começa a investigar casos arquivados, e descobre muitas ocorrências envolvendo contaminação e doenças nos habitantes da comunidade, por uma companhia que faz uso ilegal de produtos químicos na água da cidade.

Ela começa a investigar o caso e mobilizar as pessoas prejudicadas, conseguindo vencer um caso de 333 milhões de dólares de indenização da Pacific Gas and Electric Company (PG&E).

5. Walt Antes do Mickey

Conta a história do fundador da Disney, lançado em 2015 e dirigido por Khoa Le.

Retrata a vida de Walt (Thomas Ian Nicholas) antes do seu sucesso. É inspirador, pois mostra todos os passos e desafios que enfrentou!

6. O discurso do Rei

Filme britânico premiado e dirigido por Tom Hooper em 2010, conta a história real do Príncipe Albert, Duque de York e seu problema com a fala.

Albert (Colin Firth) ascenderá ao trono como Rei George VI da Inglaterra. O país inteiro aguarda por seus discursos, principalmente porque ele precisa avisar sobre o começo da Segunda Guerra Mundial.

A rainha Elizabeth (Helena Bonham Carter) contrata então Lionel Logue (Geoffrey Rush), ator e fonoaudiólogo australiano, para ajudar Albert a superar a gagueira.

Logue usa meios não convencionais para ajudar Albert e a trama vai se desenrolando em uma emocionante superação e grande amizade entre os dois.

Este filme é muito interessante, pois o tratamento envolve não apenas exercícios físicos, mas também emocionais e mentais, pois a principal coisa que Albert mais precisa desenvolver é a segurança em si mesmo.

Documentários para empreendedores

Está gostando das dicas? Agora vamos conhecer alguns documentários para empreendedores!

Para ter uma vida satisfatória de como empreendedor, é preciso também estar bem pessoalmente e integralmente ― corpo, mente e emoções!

Os documentários abaixo tem como foco a saúde mental no trabalho e inteligência emocional de um ponto de vista científico!

7. Happy

Escrito e dirigido por Roko Belic em 2011, aborda um assunto que todos buscamos: a felicidade. O que faz você feliz em sua vida profissional e pessoal? Você é feliz hoje?

Neste documentário, a felicidade e o bem-estar são alvo de estudos científicos, e de relatos de pessoas ao redor do mundo. Um convite para a autoreflexão!

8. Brené Brown – O poder da vulnerabilidade

Esta é na verdade uma palestra, e uma das mais assistidas no TED!

Brené Brown pesquisa como reagimos à coragem, vulnerabilidade, vergonha e empatia.

Nesta palestra no TEDxHouston, ela compartilha uma percepção profunda de sua pesquisa, que a levou a uma busca pessoal para conhecer a si mesma e entender a humanidade.

Brené também realiza workshops no ambiente corporativo, e percebeu como as pessoas em geral não usam todo seu potencial por medo de serem imperfeitas e julgadas! Inspirador!

9. Explicando a mente

Este documentário de 2019 produzido pela Netflix e Vox, explica a mente através de 5 temas: memória, sonhos, ansiedade, meditação e psicodélicos.

Em cada um dos 5 episódios, cientistas mostram o funcionamento de nosso cérebro e as pesquisas científicas em torno dos temas.

10. Free the mind – Liberte a mente!

Aprofundando ainda mais na mente, chegamos à última dica!

Lançado em 2012 e dirigido por Phie Ambo, este documentário mostra estudos científicos sobre os benefícios da meditação, mindfulness e yoga para nossa saúde mental.

Richard Davidson é um renomado neurocientista que, incentivado por Dalai Lama, estuda o comportamento cerebral de pessoas que praticam a meditação e seus resultados para diminuir os efeitos da ansiedade, transtorno pós-traumático e outras questões.

É uma ótima opção para quem tem passado por situações de muito estresse, ansiedade e, até mesmo depressão no trabalho, e busca entender mais sobre como a meditação pode ajudar sob uma visão científica.

Gostou das dicas de documentários e filmes para empreendedores?

E para você, qual filme mudou sua maneira de ver o trabalho e a vida? Compartilha nos comentários!

Agora que você entendeu a importância da Saúde Mental e Inteligência emocional para sua vida profissional, vamos dar o próximo passo? O Guia da Alma leva programas de bem-estar e saúde mental (como Meditação e Yoga) até sua empresa! Conheça nossos programas de Saúde Mental no trabalho aqui!

Ler Anterior

Saúde Mental no trabalho: 5 dicas para startups e empresas!

Ler o Próximo

Proptechs: panorama e impacto das startups do mercado imobiliário

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *